O que é o Casal do Vulcão ?

Breve História

No dia 16 de Setembro de 1957 iniciou-se a actividade sísmica do Vulcão dos Capelinhos. Entre o dia 16 e 27 foram feitos duzentos abalos de terra de fraca intensidade.

 

A actividade vulcânica submarina surgiu no dia 27 de Setembro, dando a origem a uma enorme erupção. Esta durou até Outubro de 1958.

 

Após esta catástrofe natural, centenas de pessoas abandonaram as suas casas e imigraram para outros países, principalmente para os Estados Unidos da América.

 

O Casal do Vulcão nasce de uma das ruínas provocadas pelo Vulcão dos Capelinhos.

 

Designação

O nome "Casal do Vulcão ", surge devido à posição das casas e do prédio, localizados no lugar do Canto, próximo do Vulcão dos Capelinhos, advindo o nome do lugar provavelmente do Cabeço sobranceiro ao prédio, o Cabeço do Canto.

 

Casal porque disponibiliza um conjunto de quatro edificações e uma cisterna para utilização turística, no âmbito do Turismo em Espaço Rural, na modalidade de Casas de Campo, integrados num espaço total de cerca de 1.000 m2.

 

As quatro edificações encontram-se perfeitamente independentes umas das outras, sendo uma a Casa Principal (70.79 m2) e as restantes três edificações anexos desta.

 

A edificação II possuía dois andares e servia de Atafona (126 m2), onde eram guardados os milhos e os cereais de consumo da família.

 

A casa III, também com dois pisos, era utilizada como Palheiro (86.4) onde eram guardadas as palhas e forragens para os animais e os utensílios agrícolas.

 

Na casa IV denominada de Carro de Bois (31.13 m2) era guardado o carro de bois que grande utilização tinha naquela altura.

 

Obras Realizadas

As obras realizadas permitiram à proprietária proceder à recuperação integral do espaço, no que se refere à reconstrução das moradias existentes, dando especial atenção para as condições de segurança exigidas.

Como tal, e dada fragilidade das paredes existentes e ao facto de algumas paredes estarem parcialmente ruídas, optou-se por proceder à demolição do existente, para posteriormente se reconstruir, mantendo as dimensões existentes nos imóveis. Todas as edificações possuem pelo menos uma parede de pedra, sendo que nos três anexos apenas uma dessas paredes não se apresenta com pedra regional.

A recuperação levada a cabo permitiu proceder à recuperação da Casa Principal, integrando na mesma dois quartos de cama duplos, Cozinha com forno de lenha, Sala de estar e Casa de Banho completa.

A Atafona (Casa II), recebe actualmente três quartos de cama duplos, cozinha, sala de jantar, sala de estar com lareira e duas casas de banho, numa área de cerca de 126 m2

No Palheiro (Casa III) foram instalados dois T1, com quarto de cama, sala de estar e Kitchinette em cada um deles.

O Carro de Bois (Casa IV), que outrora servia para guardar o carro de bois, recebe neste momento um quarto de cama com casa de banho.

Exteriormente foram feitos os respectivos arranjos nas zonas envolventes, tais como muros e ajardinamentos, de forma a disponibilizar-se espaços de lazer e convívio aos hóspedes, tendo recuperado integralmente a cisterna existente, enquadrando-se neste momento num espaço aprazível de leitura.

 

Contactos

Morada
Lugar do Canto S/N 9900-304 Capelo

Telefone
+351 292945057

Telemóvel
+351 963082595 / +351 965762271

Fax
+351 292945057

Endereço de Correio Electrónico
reserva@casaldovulcao.net